segunda-feira, 26 de setembro de 2016

3ª Semana da Árvore na Biblioteca Pública




Nos dias 22 e 23 de setembro, a Biblioteca Pública promoveu a 3ª Semana da Árvore.  Com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e reconhecê-la como fonte de prazer, de conhecimento sobre a importância da natureza e dos amigos na vida das crianças, através da obra literária “A árvore dos meus dois quintais” .



A obra de Jonas Ribeiro nos fala que uma árvore não substitui outra árvore. Nem um amigo substitui outro amigo. Porque árvores e amigos possuem mesmo a característica de serem insubstituíveis. É essa a conclusão à qual chega o protagonista desta historinha, um garotinho que nutre uma bela relação de amizade com a árvore que mora no quintal de sua casa. Um dia, ele percebe que outra também cresce dentro de si e entende que existem dois quintais: um na residência onde mora e outro na sua imaginação. A narrativa ressalta como os amigos são indispensáveis para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social do ser humano. 


ATIVIDADES:




· Visita guiada aos espaços da Biblioteca;

 Escola Estadual Pio X





· Momento de leitura no Espaço Via Láctea;























· Contação e projeção da história “A árvore dos meus dois quintais”, de Jonas Ribeiro e "Folha", de Stephen Michael King;



E. M. Ângelo Chiele

Ed. Infantil - E. E. Pio X

 E. M. Ângelo Chiele



· Após a história as crianças foram sensibilizadas para registrar numa folha da árvore seus sentimentos em relação a importância da natureza e dos amigos em suas vidas. Ao final, cada criança colou nos galhos suas impressões, flores e frutos construindo a “Árvore dos Sentimentos”, a qual está exposta no hall de entrada da Biblioteca.







  • Crianças da Educação Infantil da E. E. Pio X abraçando carinhosamente a árvore ao lado da Biblioteca;




· Passaporte do Leitor: as crianças foram estimuladas a registrar interpretações sobre a história lida na Biblioteca e dar sequência com o professor em sala de aula. Além de propor atividades didáticas sobre a importância da árvore.


E. M. Ângelo Chiele

· Distribuição de mudas de árvore em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente e cataventos, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania;




· Entrega de kits contendo uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, gibi sobre reciclagem, borboletas com informações sobre a Biblioteca, atividade didática sobre o dia da árvore, agradecimento da presença.






Agradecemos a visita dos alunos e professores das Escolas Ângelo Chiele e Pio X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO