terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Confira abaixo a resenha dos livros de autores que participaram da 14ª FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.

Mais informações sobre a FLIP.


BOA LEITURA!

A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Alexievich 

Resumo: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. 
É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Alexiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.


F de Falcão, de Helen Macdonald

Resumo: O relato emocionante de uma mulher que se empenha para superar a dor do luto por meio da excêntrica arte de treinar falcões.
“F de Falcão” é uma autobiografia nada usual sobre superação e autodesenvolvimento. A autora conta sua história a partir do momento em que viaja até a Escócia para comprar um falcão. A depressão que lhe acometera após a morte do pai criara um abismo entre ela e as demais pessoas e nada mais fazia sentido em sua vida. Porém, ao praticar a falcoaria com Mabel, sua nova ave de rapina, e ler os diários de T. H. White, clássico autor da literatura inglesa, Helen começa a entender que o luto é um estado que não pode ser evitado, mas que pode ser superado — inclusive com a ajuda de um inusitado açor.
Muito mais do que explicar como domesticar ou caçar com falcões, a prosa magnética de “F de falcão” narra a angustiante história de uma mulher que se sente infeliz e sem rumo. Uma mulher que, na ânsia por superar a melancolia, encontra ao lado de um dos mais ferozes animais o caminho para expulsar os próprios demônios. 


O dono do morro: um homem e a batalha pelo rio, de Misha Glenny 

Resumo: O dono do morro é a história impressionante de um homem comum forçado a tomar uma decisão que transformaria sua vida. Como Antonio Francisco Bonfim Lopes, um jovem pai trabalhador, se transformou em Nem, o líder do tráfico de drogas na Rocinha? 
A partir de uma série de entrevistas na prisão de segurança máxima onde o criminoso cumpre sentença, Misha Glenny narra a ascensão e a queda do traficante, assim como a tragédia de uma cidade. Da inundação do Rio de Janeiro pela cocaína nos anos 1980 à situação atual que embaralha voto, armas, política, polícia e bandidagem, a apuração impecável de Misha Glenny revela cada peça de um complicado quebra-cabeças.


O homem com asas, de Arthur Japin 

Resumo: Quando Alberto Santos Dumont se mata num hotel no Guarujá, desgostoso com o uso de sua invenção para bombardeios durante a Revolução de 1932, seu coração não descansa. Pelo contrário, inicia uma longa viagem, após ser retirado pelo médico legista que prepara o corpo para o velório, como um gesto de rebeldia contra um governo que faz uso político da morte. Essa passagem menos comentada da biografia do pai da aviação serve de ponto de partida deste misto de romance policial e histórico, que intercala os percalços vividos por pessoas próximas do aviador para fugir das autoridades, que agora buscam pelo coração, e a trajetória do menino solitário que se tornou, em seu tempo, o brasileiro mais famoso no mundo. Do filho de um rico fazendeiro de café que passava os dias mergulhado nos romances de Julio Verne, sem saber que tudo ali era ficção, ao inventor que influenciou multidões na Paris da belle époque, cercado por personalidades como a atriz Sarah Bernhardt e o joalheiro Louis Cartier, o personagem que o holandês Arthur Japin recria neste romance é muito maior e mais complexo que o homem retratado nos livros de história.


Os olhos de Lucia, de Arthur Japin

Resumo: O ponto de partida de Japin para contar a história de Lucia, prostituta radicada em Amsterdã, são as memórias de Giacomo Casanova [1725-1798], que trazem uma breve menção às “duas únicas mulheres que tratou injustamente”. A primeira foi Lucia. 
Casanova descreve o seu choque ao reencontrar Lucia em Amsterdã, depois de dezesseis anos: “Ela não se tornara apenas feia. Muito pior: tornara-se repulsiva”. Não explica o que aconteceu com a linda menina de catorze anos por quem se apaixonara — e o que o autor faz então é criar uma história para Lucia e para o relacionamento dos dois.
A Lucia de Japin é repulsiva porque foi deformada pela varíola. A certa altura, ela decide usar um véu e a vida muda inteiramente: a feiúra se transforma em mistério. Em 1758, quando Casanova chega à cidade sob a identidade de Jacques de 
Seingalt, Lucia logo reconhece o rapazinho que ela amou. Ele é imediatamente atraído pela mulher que esconde o rosto e dá início aos trabalhos de sedução, mas acabará deixando a Holanda sem saber que a perfumada cortesã de véu e a prostituta desfigurada que encontra num bordel barato são a mesma pessoa.

Vozes De Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear, de Svetlana Alexievich

Resumo: Em abril de 1986, uma explosão na usina nuclear de Chernobil, na Ucrânia — então parte da finada União Soviética —, provocou uma catástrofe sem precedentes: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera e a cidade de Pripyat teve que ser imediatamente evacuada. 
Tão grave quanto o acidente foi a postura dos governantes soviéticos, que expunham trabalhadores, cientistas e soldados à morte durante os reparos na usina. Pessoas comuns, que mantinham a fé no grande império comunista, pereciam após poucos dias de serviço.
Por meio das vozes dos envolvidos na tragédia, Svetlana constrói este livro arrebatador, que tem a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. 


Você pode consultar outros títulos no CATÁLOGO ONLINE da Biblioteca em: 
http://biblioteca.farroupilha.rs.gov.br:8787/


Associe-se à Biblioteca Pública!

Documentos Necessários:

 * Documento com foto;
               * Comprovante de residência;
* Foto, na Biblioteca.

Fonte: Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO