Histórico

1940 – O Tenente Januário Dutra “Prefeito Municipal de Farroupilha”, criou pelo decreto nº6, em 17 de outubro a Biblioteca.


1941 – Em 19 de novembro, o Prefeito Nelson Schneider inaugura a Biblioteca instalada em um amplo salão do edifício da Prefeitura.


1960 – Pela lei nº 449/60 o prefeito João Grendene, oficializa a Biblioteca, como Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac.


1969 – Em dezembro, a Biblioteca mudou-se para a Rua da República, junto ao Salão Paroquial, ocupando o espaço do escritório da Casa Paroquial.


1981 – Com a construção do novo Centro Administrativo Municipal, a Biblioteca mudou-se para o atual prédio, onde funcionava a Prefeitura Municipal, até então.


2010 – O prédio que abriga a Biblioteca passou a ser Patrimônio Histórico do município de Farroupilha. No dia 20 de novembro, o imóvel foi tombado em ato que marcou ainda os 70 anos da Biblioteca.


2013
- A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi contemplada no Projeto da Secretaria de Estado da Cultura - Concurso Mais Cultura/Biblioteca Viva RS para Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais do Estado do Rio Grande do Sul


2014 -  O acervo da Biblioteca Pública foi informatizado no software PHL


2014 - Inauguração do Espaço Infantil Via Láctea


2015 - Implantação definitiva do sistema informatizado e disponibilização do catálogo online do acervo ao público externo


2017 - Em 20 de novembro, a Biblioteca mudou-se para a Rua Treze de Maio

2018 – Adesão ao programa de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas – Conecta Biblioteca, promoção da Ong Recode.

 

2018 – Criação do Comitê Jovem ConectandoMentes – Programa Conecta Biblioteca.

 

2019 – Em setembro, reconhecimento das Melhores Práticas do Programa Conecta Biblioteca, 4º lugar no Brasil e 1º no Rio Grande do Sul.

 

2020 - Início do desenvolvimento de atividades online, através das redes sociais do Comitê Jovem ConectandoMentes.

 

2021 – Em março, integração à Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes de Saúde (Rede BiblioSUS).


2021 - Premiação no Projeto Biblioteca Digital Tocalivros, parceria Ong Recode.  A plataforma é acessível e permite a leitura de e-books e de audiolivros, de forma gratuita.