segunda-feira, 6 de agosto de 2018

2º Encontro do Comitê Jovem




No dia 02 de agosto foi realizado o 2º Encontro do Comitê Jovem da Biblioteca Pública, com a participação de 29 jovens e da professora de Língua Portuguesa Luana.



Nesta reunião, discutimos estratégias para entrevistar a comunidade, elaborar  perguntas e fazer o planejamento do cronograma.








Houve também a escolha do público-alvo na matriz do processo de pesquisa.



Público-alvo das entrevistas:
  • equipamentos culturais;
  • equipamentos do governo;
  • comércio e indústria;
  • entidades filantrópicas;
  • organizações da sociedade civil;
  • entidades privadas;
  • líderes comunitários.





 Além do planejamento da "Pesquisa da Comunidade", os jovens participaram de uma dinâmica de grupo para apresentação dos integrantes, reconhecendo suas habilidades e preferências.






Construímos esta caixa para coletar sentimentos, ideias e expectativas dos jovens em relação a Biblioteca.











O processo de escuta deve ser bem planejado e registrado. Queremos entender o que a comunidade precisa e como a biblioteca pode atender a essas necessidades para que esse espaço seja entendido de forma ampliada pelos usuários e potenciais usuários, de forma que mais pessoas possam frequentar a biblioteca, utilizando-a com um bem comum, mais do que um espaço de leitura.





Lembrete:


As próximas reuniões acontecerão nas segundas, quartas e quintas-feira, à tarde, às 14h e na quarta-feira pela manhã, às 8h e 30min, conforme disponibilidade de cada integrante.


Conecta Biblioteca: 

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está entre as 108 bibliotecas públicas selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. Fruto de uma parceria da ONG Recode com a Caravan Studios, o programa visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. 



Entre os objetivos do programa está o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos. 



Em maio, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac participou do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro. Na ocasião foi apresentada como biblioteca modelo por já ter participado e mostrado êxito do projeto Feito na Biblioteca, também da Caravan Studios. 

E, neste mês, Farroupilha concluiu a pesquisa online do programa Conecta Biblioteca com excelentes resultados de participação. Foi a primeira biblioteca a concluir esta etapa e foram colhidas mais de 300 opiniões, ultrapassando a meta de 140 pessoas. 

Em julho realizamos o 1º Encontro do Comitê Jovem da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, que atuará de forma organizada para ajudar nas estratégias que possam ajudar a biblioteca a atrair novos usuários.

Mais informações sobre o programa e a lista das bibliotecas selecionadas estão disponíveis no site www.recode.org.br/conectabiblioteca


Para participar é fácil, basta entrar em contato e demostrar seu interesse no assunto através do WhatsApp 99632.9829 ou email biblioteca@farroupilha.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO