quinta-feira, 18 de julho de 2019

Projeto Leitura nas Férias incentiva a imaginação e a criatividade

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Farroupilha, em 18 de julho de 2019


A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac promove entre os dias 22 de julho a 2 de agosto, o projeto: “Leitura nas Férias”, com diversas atividades voltadas ao universo dos livros, suas narrativas e personagens.
  Entre os objetivos da ação estão o incentivo à leitura, o despertar do desejo de vivenciar novas descobertas e aventuras através da literatura, a divulgação dos serviços da biblioteca e o estímulo aos pequenos leitores e familiares a frequentar a Biblioteca Pública no período de férias, além da comunidade em geral.
  Neste período, os leitores poderão desfrutar da leitura em espaços aconchegantes e silenciosos, além de poder conhecer as novas obras disponíveis e até participar do sorteio: “Sabor das Palavras”. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Confira as atividades programadas:

  • Leitura nas férias “Sabor das palavras”: O Comitê Jovem ConectandoMentes fará um sorteio dos leitores que frequentarem a Biblioteca Pública no período de férias, para participar de uma roda de amigos, com o objetivo de promover momentos prazerosos de leitura e troca de experiências entre os participantes, degustando um delicioso café. O sorteio será realizado no dia 08 de agosto, às 14h, na Biblioteca. Será escolhido um leitor para efetuar o sorteio dos leitores participantes desta ação.

  • Estação Leitura: “Trilhando histórias”: contação de histórias para as crianças que visitarem a Biblioteca Pública no período de férias, nas terças, quartas e quintas-feiras, às 15h30min, com Patrícia Thomasini, integrante do Comitê Jovem. As escolas deverão agendar horário para esta atividade.

  • Espaço Infantil Via Láctea – Conta uma história? Os familiares serão convidados a usufruírem do Espaço Infantil para contar histórias para as crianças, a partir das sugestões de leitura da Biblioteca. Além, é claro, de estimularem os pequenos leitores a retirarem livros para lerem nas férias.

  • Sala de leitura: espaço aconchegante para leitura de jornais e revistas.

  • Campanha Livro Lido: O livro que você já leu poderá ser lido por outras pessoas que gostam de ler. Doação de livros de literatura de diversos gêneros, em bom estado de conservação. Esta ação contribuirá para incrementar o acervo literário da Biblioteca Pública, além de expandir os projetos de leitura (Troque livros, leia sempre; Prazer em ler).

  • Ação “Quando se abre um livro…”. O objetivo é estimular a leitura de diversos gêneros literários (poesia, crônica, conto, descrição de viagem) de maneira atrativa. Esta ação foi inspirada na iniciativa da livraria australiana Elizabeth’s Bookshops.
            Como funciona a ação “Quando se abre um livro…” Esta ação consiste em apresentar aos leitores vários livros esquecidos nas estantes. Estes foram selecionados e embrulhados em papel pardo com palavras que representam a história. Exemplo: romance, aventura, humor, felicidade, vida, solidariedade, paixão, afeto, suspense e superação. O desafio do leitor é levar um livro sem julgá-lo pela capa, título ou autor e assim proporcionar um momento de descoberta de novas possibilidades de leitura. O leitor escolhe o pacote e só pode abri-lo após o empréstimo. O prazo de devolução é de 14 dias.

  • 25 de julho, às 10h, Dia nacional do Escritor– Lançamento e sessão de autógrafos do livro de Roque JR: “ A importância da psicologia da luta antimanicomial” no Espaço do Escritor, na Biblioteca Pública.

  • Troca-troca de livros “Troque livros, leia sempre”. Cada leitor pode trocar até três livros de literatura em bom estado.


  • Doação de livros “Prazer em ler”, livros não pertencentes ao acervo da biblioteca disponíveis para doação.
   A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está localizada na Rua Treze de Maio, 10, esquina com a Avenida Paulo Broilo.

Texto: Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e Adriana Lins
Arte: Camila Santini
E-mail: adrianalins@farroupilha.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO