segunda-feira, 16 de julho de 2018

Comitê Jovem tem 40 participantes

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Farroupilha, em 16 de julho de 2018


Primeira reunião é marcada por apresentação de ideias para nova programação da Biblioteca Olavo Bilac



A primeira reunião do Comitê Jovem da Biblioteca Olavo Bilac ocorreu no dia 12 e contou com a participação de aproximadamente 40 jovens que demonstraram interesse em participar da construção de um novo conceito de biblioteca no município. O comitê faz parte do programa Conecta Biblioteca.
No primeiro encontro foi marcada pela participação dos jovens, que já deram diversas ideias para dar uma cara nova para o local, aprimorar a programação e tornar abiblioteca em um lugar de desenvolvimento social. “Cada um expôs num varal suas ideias. Isso foi um marco inicial para novas conversas”, destacou a bibliotecária Cristina Arruda. “Os jovens foram receptivos e já têm ideias relevantes de uma nova programação para a biblioteca” disse.
Um novo encontro ficou marcado para às 14h do dia 02 de agosto, quando será dado início à a elaboração das perguntas que serão aplicadas na Pesquisa da Comunidade. O levantamento deverá reunir o conhecimento existente sobre as instituições, organizações e indivíduos do entorno da biblioteca. A partir de uma validação conjunta com a comunidade das necessidades e desejos desse público, será possível identificar oportunidades para uma nova programação que atenda a essa demanda. “Realizaremos a pesquisa na comunidade para documentar recursos que existem, necessidade que surgem e identificar oportunidades para prestar serviços à comunidade”, ressalta Cristina. A metodologia tem foco na participação ativa da comunidade.

O objetivo é identificar e compreender as necessidades e desejos da comunidade e formular ideias para uma nova programação, que contribua com os objetivos do desenvolvimento sustentável que estão sendo propostos: educação de qualidade e trabalho digno.

Conecta Biblioteca:
A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac está entre as 108 bibliotecas públicas selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. Fruto de uma parceria da ONG Recode com a Caravan Studios, o programa visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.
Entre os objetivos do programa está o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.
Em maio, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac participou do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro. Na ocasião foi apresentada como biblioteca modelo por já ter participado e mostrado êxito do projeto Feito na Biblioteca, também da Caravan Studios.
Farroupilha concluiu a pesquisa online do programa Conecta Biblioteca com excelentes resultados de participação. Foi a primeira biblioteca a concluir esta etapa e foram colhidas mais de 300 opiniões, ultrapassando a meta de 140 pessoas.
Mais informações sobre o programa e a lista das bibliotecas selecionadas estão disponíveis no site www.recode.org.br/conectabiblioteca.



Texto e foto: Tomaz Graciliano
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO