quarta-feira, 21 de junho de 2017

178º Aniversário de Machado de Assis

Hoje o Google faz uma homenagem aos 178º Aniversário de Machado de Assis com o doodle, criado por Pedro Vergani, que aparece na página inicial do site de buscas.



Tradução da biografia apresentada em 21 de junho pelo Google:


Em 1839, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu de uma família simples em Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, Brasil. Ele era o neto de escravos libertos, num país onde a escravidão não seria totalmente abolida até 49 anos depois. Machado enfrentou os muitos desafios de ser mestiça no século 19, incluindo acesso limitado à educação formal. Mas nada disso o impediu de estudar literatura. Ao trabalhar como tipógrafo, ele experimentou poemas, romances, romances e peças de teatro. O trabalho de Machado moldou o movimento de realismo no Brasil. Ele ficou conhecido por sua inteligência e suas críticas de abertura da sociedade. O Doodle de hoje apresenta algumas cenas de suas novelas - Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas são considerados obras-primas até hoje. Machado foi também fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Feliz aniversário de 178 anos para um gênio literário!

Dicas de alguns livros do escritor brasileiro
disponíveis na Biblioteca:


  • Helena
  • Memorial de Aires
  • A viuvinha
  • O alienista



Mais informações sobre o escritor:






  • MEC : cronologia, bibliografia, vídeos, obra completa. 
Apresentação do site: O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.



A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (www.cervantesvirtual.com) foi criada em 1999 por iniciativa da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín. Em 2001 foi constituída a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes que, desde então, trabalha para transformar seu grande acervo digital em uma referência da literatura hispânica na internet.





Vale a pena explorar os sites sugeridos e apreciar a trajetória deste ilustre escritor brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO