Páginas

Menu

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Dia Municipal da Leitura - 05 de maio

Dia Municipal da Leitura - 05 de maio





No dia 05 de maio, comemoramos o DIA MUNICIPAL DA LEITURA, instituído pela Lei Municipal 3.332, de 11 de dezembro de 2007.
A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac promoverá diversas ações literárias para celebrar esta data tão significativa, com o objetivo de enfatizar o Dia Municipal da Leitura, aproximar leitores e escritores, vivenciar momentos de leitura prazerosa na Biblioteca e fora do seu espaço e estimular crianças e jovens a frequentar a Biblioteca Pública.







ATIVIDADES:


  •  Contação de histórias - Estação Leitura: trilhando histórias





  • COMPARTILHE LIVROS "Leia e repasse"


Livros provenientes de doações da comunidade para a Biblioteca Pública que serão colocados ‘intencionalmente’ em praças, paradas de ônibus e em vias públicas, para que a boa leitura seja compartilhada pelo maior número possível de pessoas, com um acesso facilitado. Após lerem as pessoas podem deixá-los novamente nestes lugares para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade.

Quando: 05 de maio

Em caso de chuva será defronte à Biblioteca



ALMAS CATIVAS: Bate-Papo com a poetisa Janaína Bellé




Divulgação da Antologia Nacional ”Almas Cativas”, organizada pela escritora farroupilhense Janaína Bellé e pelo sul-matogrosense, Rogério Lemes, com coautoria dos escritores farroupilhenses: Francieli Cristina Pigosso, Lenir Teresinha de Paula Lima, Olci Soria Machado, Rosângela Beatriz Nunes Maciel, Salete Nair Carletto Cousseau, Silvana Goreti Zanella. A obra aborda o combate à violência doméstica através da literatura. Durante o mês de maio serão promovidas ações literárias e encontros com jovens para debater a temática com a presença da escritora.







 Atividades permanentes na Biblioteca Pública



VOCÊ SE ATREVERIA A LER UMA POESIA? Esta pergunta provocativa constará num painel acima da poesia “Paraíso de livros”, de Janaína Bellé. O público será convidado a fazer uma parada para uma leitura prazerosa.



AÇÃO “QUANDO SE ABRE UM LIVRO...”. Nosso objetivo é estimular as crianças a ler de diversos gêneros literários (poesia, crônica, conto) de maneira atrativa. Esta ação foi inspirada na iniciativa da livraria australiana Elizabeth’s Bookshops.



Como funciona a ação “Quando se abre um livro...”

Esta ação consiste em apresentar aos pequenos leitores vários livros esquecidos nas estantes. Estes foram selecionados e embrulhados em papel pardo com palavras que representam a história.

O desafio do leitor é levar um livro sem julgá-lo pela capa, título ou autor e assim proporcionar um momento de descoberta de novas possibilidades de leitura. O leitor escolhe o pacote e só pode abri-lo após o empréstimo. O prazo de devolução é de 14 dias.



TROCA-TROCA DE LIVROS “TROQUE LIVROS, LEIA SEMPRE”


· Cada leitor poderá trocar até três livros, lembrando que obras e gibis devem estar em bom estado de conservação. Não serão aceitos livros didáticos, jurídicos e enciclopédias. A ação possibilita o compartilhamento com outras pessoas novos gêneros literários.


Confira no Blog da Biblioteca a lista completa dos livros disponíveis para troca: https://bibliopublicaolavobilac.blogspot.com




 DOAÇÃO DE LIVROS “PRAZER EM LER”

· Livros de diversos gêneros, folder da Biblioteca, marcador de páginas e uma poesia.



CAMPANHA “LIVRO LIDO”

· Campanha Livro Lido: O livro que você já leu poderá ser lido por outras pessoas amantes da leitura. Doação de livros de literatura de diversos gêneros, em bom estado de conversação. Esta ação contribuirá para incrementar o acervo literário da Biblioteca Pública, além de expandir os projetos de leitura (Troque livros, leia sempre; Prazer em ler)

Os leitores que doarem livros de literatura, do dia 05 a 31 de maio, concorrerão a um kit de livros. Um leitor será convidado para fazer o sorteio no dia 1º de junho, na Biblioteca.

DESAFIO LITERÁRIO







PARTICIPE DAS NOSSAS AÇÕES LITERÁRIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO