Entre 14 e 18 de maio, a Biblioteca Pública participou do evento que incentivou troca de experiências entre participantes de programa de estímulo à transformação social
De 14 a 18 de maio, a organização social Recode reuniu, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A atividade fez parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.
Pela primeira vez, o Encontro reuniu profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento buscou compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Neste evento, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi representada pela bibliotecária Cristina Arruda. O grupo de profissionais teve formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuíram com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.
Destaques da Programação:
Equipe do Programa Conecta Biblioteca dando boas-vindas ao grupo da Onda 2 |
Equipe da Caravan Studios: Marnie Webb e Ricky Abisla |
Embaixadoras das bibliotecas da Onda 1 apresentando os projetos implantados |
Bibliotecário Darren Hoerner, da Fundação Bill e Melinda Gattes explanando sobre Design Thinking em Bibliotecas |
Ricky Abisla, da Caravan Studios apresentado a metodologia Design Thinking na pesquisa da comunidade |
Mansur Bassit, Secretário de Economia da Cultura apresentado as ações da SEC |
Painel "Bibliotecas transformadoras e as políticas do Livro e da Leitura no País" com Rodrigo Baggio,RECODE, Mansur Bassit, SEC, Guilherme Dantas, DLLLB e Renata Costa, PNLL |
A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, em parceria com IFRS/Campus Farroupilha tiveram seu trabalho reconhecido pelo Gestor do Projeto Feito na Biblioteca, Ricky Abisla, da Caravan Studios, no II Encontro Nacional do Programa Conecta Biblioteca, no Rio Janeiro. Em 2017, o Projeto Feito na Biblioteca foi executado em diversas etapas. No mapeamento dos dados para o aplicativo de transporte público, contamos com a parceria de alunos e professores do IFRS. É motivo de orgulho para a equipe o resultado do trabalho sendo apresentado no Encontro como modelo para todos os estados do Brasil.
Ricky apresentando o APP "By Bus", escolhido pela comunidade farroupilhense. Os dados para o aplicativo foram mapeados pelos voluntários do IFRS |
Ainda na agenda do evento, foi lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site http://recode.org.br/movimentorecode. Participaram desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.
Sobre o Conecta Biblioteca
Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.
O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.
Sobre a Recode
A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em 7 países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.
Fonte: Imprensa Recode
Fonte: Imprensa Recode
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO