sexta-feira, 13 de abril de 2018

Mês do Livro na Biblioteca Pública

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Farroupilha, em 11 de abril de 2018.



Biblioteca Pública promove atividades
 no Mês do Livro



As datas mais importantes da literatura são realizadas em abril: Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro Infantil e Dia Mundial do Livro e do Autor. E para marcar o Mês do Livro, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac promove uma série de atividades.





No sábado,7, o Piquenique literário “Ler é bom em qualquer lugar…” e o Troca-troca de livros “Troque livros, leia sempre” na Maratona Cultural, abriram a programação. O objetivo foi promover a leitura em ambientes diferentes da biblioteca pública, em espaços livres quando a prática da leitura acontece sem nenhuma obrigação, transformando-se em uma ação espontânea e prazerosa. A tarde foi divertida e recheada de livros, contação de histórias e troca de ideias num clima agradável, informal e descontraído.



No próximo sábado, 14, a Biblioteca participa do projeto do Grupo de Apoio à Adoção DNA da Alma, na Casa de Cultura. A partir das 9:30 ocorre a sessão de autógrafos e conversa com o escritor, psiquiatra e psicanalista Celso Gutfreind. O livro “Monstros e ladrões” oportuniza o fortalecimento da família através de vivências e ações e também apresenta aspectos da atualidade como a violência urbana. Além do bate-papo com o escritor, haverá contação de histórias especialmente preparada para as crianças com a Companhia de Teatro e Dança KHAOS Cênica e apresentações musicais. A entrada é gratuita e aberta ao público.




E para o período de 16 a 23 de abril, diversas outras atividades estão sendo programadas na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac. As escolas devem agendar horário diretamente na biblioteca. Confira a programação:

Espaço Estação Leitura: Trilhando Histórias:

– contação de histórias para as crianças;

– cadastro na Biblioteca;

– vídeo da história Pílula falante, de Monteiro Lobato;

– visita ao Espaço Infantil Via Láctea;

– entrega dos marcadores de páginas da Biblioteca Pública, que contém documentos necessários para inscrição, site do Catálogo online e Blog;

– decoração dos marcadores de páginas com personagens do sítio.

Além dessas atividades, as crianças poderão participar de encontros com ilustrador e escritores conforme programação abaixo:

Ilustrador Eduardo Cardoso – 18 de abril, às 9h;

Escritor Kalunga – 19 de abril, às 14h e 15h;

Escritor Armando Wartha – 20 de abril, nos turnos manhã e tarde.



Campanha Eu Amo Ler

– Os leitores que retirarem livros, do dia 9 a 23, concorrem a uma sacola ecológica com os dizeres “Capítulos de Paixão. Histórias com emoção. Páginas de imaginação” e kit de livros. Um leitor será convidado para fazer o sorteio no dia 24 de abril, na Biblioteca;

– Dica de livros dos leitores: cada leitor deixará em destaque livros lidos para que outras pessoas possam ler. O leitor poderá registrar sua opinião em post-it no mural “Que livro você sugere?”;

– Doação de livros “Prazer em Ler”: livros de diversos gêneros, folder da Biblioteca, marcador de páginas.



E para encerrar a programação, no dia 27 de abril, serão realizadas atividades literárias promovidas pelo SESI/RS. A ação será realizada na Praça da Emancipação durante todo o dia com distribuição de livretos com textos literários para o público infantil e adulto.



Mês do livro:

Em 2 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805, o escritor dinamarquês considerado o primeiro autor a criar histórias originais especialmente para crianças. Estima-se que tenha concebido mais de 150 histórias, entre elas, O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Polegarzinha.

Outro autor é o homenageado dos brasileiros na comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril. Monteiro Lobato nasceu nesta data, ano de 1882, em São Paulo. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000, além dos seriados no formato de desenho animado.

E 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em alusão ao falecimento dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare, criado pela Conferência Geral da UNESCO em 1995, para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. Cervantes e Shakespeare presentearam o mundo com suas obras, que se perpetuaram por séculos até os dias de hoje e tornaram clássicos da literatura mundial, sem perder o valor de impacto que causam ao serem apreciadas. Ao longo do tempo foram sendo representadas nas mais diferentes formas artísticas. O cavaleiro andante e o general do exército e rei da Escócia, são protagonistas marcantes de suas obras, o romance de cavalaria Dom Quixote de la Mancha e a tragédia inglesa.



Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO