terça-feira, 21 de novembro de 2017

Biblioteca reabre comemorando 77º aniversário

Momento marca também a realização da Semana Literária, que começou hoje e vai até sexta-feira





Ao completar 77 anos de fundação, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac foi reinaugurada em novo endereço nesta segunda-feira, dia 20, e ainda recebeu um complemento de mais 100 livros com presente de aniversário. O evento fez parte da realização da Semana Literária de 2017, que encerra na sexta-feira, dia 24, com uma programação voltada para o incentivo da leitura. A biblioteca estava com os atendimentos parcialmente suspensos desde abril deste ano, em virtude de problemas estruturais no antigo prédio da Coronel Pena de Moraes.




Agora situada na rua Treze de Maio, n° 10, a biblioteca conta com mais de 500 metros quadrados de área em um andar térreo, espaçoso e bem organizado. No novo ambiente, os mais de 3,3 mil leitores já cadastrados, alunos das escolas de Farroupilha e comunidade em geral contam com banheiros adaptados, bom espaço para armazenar e dispor para empréstimo e pesquisa os mais de 18 mil títulos que compõem o acervo, local adequado para as oficinas literárias e contação de histórias, espaço infantil Via Láctea, estação digital com computadores para pesquisas e digitação, sala de leitura, espaço do escritor para lançamentos de obras e sessões de autógrafo, e ainda vai receber o Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha (Natfar).




Para a Secretária de Educação Elaine Giuliato, é motivo de um prazer muito grande a inauguração do novo espaço. “Mesmo com as novas tecnologias como celulares e tablets, o livro continua se perpetuando e sempre terá espaço para ele, mesmo em uma época de modernidade e diversidade”, destacou. Para ela, a nova biblioteca proporciona um local mais amplo, aconchegante e inspirador.




O prefeito Claiton Gonçalves salientou que as novas instalações, além de serem mais seguras para os profissionais que ali trabalham e para quem utiliza o serviço, também será um ambiente transformador. “Quem entrar por estas portas, certamente sairá daqui transformado, com mais conhecimento e cultura”, avaliou. Segundo ele, o prédio antigo não tem mais condições de abrigar a biblioteca. “Lá não suportava mais. Oferecia riscos e não podíamos mais manter a biblioteca lá”, afirmou.




A solenidade de reabertura contou com a presença de secretários municipais, além da apresentação do músico Caleb Coelho, e que foi acompanhado pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ilza Molina Martins.


Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Farroupilha

Texto: Tomaz Graciliano
Fotos: Adroir Fotógrafo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

2 comentários:

  1. Muito me orgulho de fazer parte cada vez com maior intensidade à história viva da Biblioteca Olavo Bilac. Registro também aqui minhas felicitações literárias e que muitas outras décadas tenha de vida firme nossa Biblioteca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roque! Nós agradecemos a sua participação na Semana Literária.

      Excluir

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO