segunda-feira, 8 de maio de 2017

Biblioteca terá vistoria para diagnosticar problemas estruturais

Notícia - Prefeitura Municipal de Farroupilha - 05 de maio


Administração pondera interdição parcial ou total do prédio para realização de reformas

Prestes a completar 77 anos de construção, o prédio da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac passará por uma vistoria e pequenos reparos nesta sexta-feira, dia 5, e, por isso, ela estará fechada. A estrutura inaugurada em 1940 já abrigou a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores e nunca passou por uma reforma mais profunda e estrutural. Depois de algumas intervenções pontuais no piso e nas paredes, surgiu a necessidade de avaliar a atual situação do prédio que faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade desde 2010 e merece ser cuidado como tal.
Um trabalho de reforma nas paredes do prédio antigo está sendo efetuado desde o mês de abril, mas com ele foram descobertos outros problemas, que podem se mostrar mais graves do que parecem e precisam ser avaliados com mais atenção. Por isso, a vistoria desta sexta-feira vai verificar as possíveis patologias que a construção possa apresentar.
Conforme o arquiteto Pablo Uez, da Secretaria Municipal de Planejamento, serão avaliados o telhado e a estrutura que o sustenta, o estado das instalações elétrica e hidráulica, as calhas, o contrapiso, o piso e a marquise. Além do diagnóstico, será realizada também a limpeza das calhas e a poda das árvores do entorno. Após esta avaliação, será verificada a extensão dos problemas e definidas as medidas a serem tomadas. “Conforme a necessidade de obras, poderemos manter suspensos os atendimentos ou interditar o prédio preventivamente para realizar os reparos”, projeta Uez. Uma reunião entre as secretarias de Planejamento e Educação na próxima semana vai definir quais serão os próximos passos.
De acordo com a secretária de Educação, Elaine Mareli Giuliato, a situação da biblioteca é delicada e demanda uma grande atenção do poder público. “Estamos muito atentos aos efeitos da ação do tempo, por isso, não mediremos esforços para garantir o funcionamento da biblioteca e o atendimento ao público da melhor maneira possível”, argumenta.
Em 2016, um trabalho acadêmico produzido por Cecile Torquato, estudante de arquitetura e urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul, como parte de seu estágio, realizou um levantamento para verificar o que estaria em bom estado ou não. Os resultados deste estudo também serão levados em consideração para um futuro restauro do prédio que abriga a Biblioteca Olavo Bilac.

1938 – Com a finalidade de ser a nova sede administrativa da Prefeitura Municipal de Farroupilha, como também Câmara de Vereadores e delegacia da cidade, o prédio teve as obras iniciadas.
1940 – O Capitão Eudoro Lucas de Oliveira então prefeito da época, criou pelo Decreto nº 6, em 17 de outubro a Biblioteca; O prédio abrigou a biblioteca, a prefeitura e a câmara.
1940 – Em 19 de novembro foi inaugurada a Biblioteca instalada em um amplo salão do edifício da Prefeitura;
1960 – Pela lei nº 449/60, o prefeito João Grendene oficializa a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac.
1969 – Em dezembro, a Biblioteca mudou-se para a Rua da República, junto ao Salão Paroquial, onde atualmente é o escritório da Casa Paroquial.
1981 – Com a construção do novo Centro Administrativo Municipal, a Biblioteca mudou-se para o antigo prédio, onde continua até hoje.
2010 – O prédio que abriga a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac passou a ser Patrimônio Arquitetônico de Farroupilha. O bem foi tombado em ato que marcou os 70 anos da Biblioteca, no dia 20 de novembro, junto à Feira do Livro.



Texto: Tomaz Graciliano
Fotos: Adroir Fotógrafo / arquivo
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
tomazgraciliano@farroupilha.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO