segunda-feira, 15 de maio de 2017

Biblioteca Olavo Bilac precisará mudar de lugar

Notícia - Prefeitura Municipal de Farroupilha - 15 de maio



Serviço já está parcialmente suspenso por conta das reformas. Continuidade das obras demandam esvaziar o prédio




Vistoria detectou problemas que devem ser solucionados em breve

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac precisará mudar de local. O motivo são as reformas necessárias na estrutura do prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Dessa forma, o atendimento permanecerá parcialmente suspenso por prazo indeterminado, até que seja encontrado um local apropriado para abrigar o acervo, os equipamentos, os móveis, os serviços e a equipe que trabalha no local. Apenas as renovações e devoluções de livros são aceitas no momento, não sendo possível efetuar a retirada de livros nem a pesquisa no local.


 Para realização da reforma, prédio precisará ser esvaziado, preservando acervo


Depois de uma vistoria realizada na sexta-feira, 5, foi constatada a necessidade de obras urgentes nos beirais, no piso, no reboco interno e externo, nas redes elétrica e pluvial e nas drenagens. Para isso, todo o acervo, equipamentos, móveis e outros objetos precisarão ser removidos para que não sejam danificados pela umidade e poeira que será gerada pela obra. “Não podemos colocar em risco os profissionais que lá trabalham, nem o acervo de 20 mil livros, muito menos o público que utiliza o serviço”, garante o Diretor Geral da Secretaria de Educação, Vinicius de Cezaro.

Problemas nos beirais e no telhado geram infiltração e umidade

Na indisponibilidade de prédios públicos que possam abrigar a biblioteca enquanto que as reformas sejam realizadas, a prefeitura busca na cidade algum local adequado e que não tenha um aluguel muito elevado, visando a economia de recursos, a continuidade do serviço e a boa localização da biblioteca. As obras de reforma estão estimadas preliminarmente em R$ 200 mil, mas o orçamento poderá ser maior, uma vez que também se estuda o restauro completo do prédio, o que poderá ser realizado por meio de um projeto especial e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). “Quando se mexe em um prédio antigo como este e se inicia qualquer reparo, é normal que diversos problemas apareçam. Por isso, a intenção é garantir que a reforma seja a mais completa possível”, opina o arquiteto Pablo Uez, da secretaria de Planejamento.

Estrutura antiga precisa de reparos e cuidados especiais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO