Páginas

Menu

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Biblioteca Pública oferece cursos gratuitos na área digital e tecnologia

Matéria publicada no site da Prefeitura Municipal de Farroupilha, em 19 de novembro de 2018.


A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, com apoio do Movimento Recode, está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos. A biblioteca se cadastrou no Movimento Recode como um Centro de Empoderamento Digital e passa a oferecer cursos gratuitos para estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia por jovens de 14 a 29 anos.

São oferecidos os seguinte cursos:
Introdução ao mundo digital: internet e redes sociais para ampliar seus horizontes de estudo, trabalho, empreendedorismo e cidadania;
Tecnologias exponenciais: Noções sobre Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Biotecnologia e como gerar impacto social positivo.

Ambos os cursos oferecem Certificação. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de novembro, na Biblioteca Pública, localizada na Rua Treze de Maio, 10. 
O aluno deve apresentar CPF. 

Os cursos serão realizados no período de 19 de novembro  a 14 de dezembro, na biblioteca.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3261-7923 ou whatsapp: (54) 99632-9829.


Movimento Recode busca acelerar empoderamento digital de jovens em todo o Brasil
Bibliotecas públicas e comunitárias, escolas e organizações sociais integram educação e tecnologia para ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional de uma nova geração de brasileiros. Esse é o objetivo do Movimento Recode, que busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia por meio de cursos online gratuitos. A iniciativa é uma realização da Recode, organização social com mais de 20 anos de atuação no campo do empoderamento digital.
As instituições que aderiram ao movimento são reconhecidas como centros de empoderamento digital e passam a oferecer formação com conteúdo personalizado para os jovens por meio de uma plataforma digital. Os cursos, com duração média de 20 a 50 horas, abrangem temas como prototipagem de aplicativos, criação de páginas web, gestão de projetos, introdução à lógica e programação, preparação para o mundo do trabalho e empreendedorismo, realidade aumentada e virtual e inteligência artificial. A metodologia própria da Recode também estimula o desenvolvimento de competências do século 21, como resolução de problemas, criatividade, comunicação e colaboração.
Por meio dessa atuação em escala, os participantes do Movimento Recode buscam contribuir para reverter o cenário identificado em 2018 pelo Banco Mundial, segundo o qual cerca de 50% dos jovens brasileiros perdem interesse pelos estudos e correm risco de serem excluídos do mercado de trabalho.

Sobre a Recode
A Recode (antigo Comitê para Democratização da Informática) é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados a partir do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias visando formar uma grande rede que promova uma nova consciência e gere oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Hoje, a Recode integra uma rede presente em 7 países e já impactou mais de 1,7 milhão de vidas.

Texto: Claudia Chiele
Edição: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO